ü Tirar a válvula termostática
Alguns motoristas não acreditam
na necessidade de utilizar a válvula termostática. A peça é um componente do
motor que regula a divisão de fluxo do líquido de arrefecimento entre o motor e
o sistema do radiador. Quando o motor está frio, por exemplo, ela mantém o
líquido circulando apenas no motor, para aquecê-lo mais rapidamente. Se o motor
está muito aquecido, ela transfere a circulação para o sistema do radiador.
O mito existe graças aos
problemas apresentados no passado por esse tipo de sistema. Hoje em dia os
defeitos são raros, mas alguns motoristas insistem no hábito de retirar o
equipamento, reduzindo a capacidade de arrefecimento do motor à metade, pois
mantém o líquido sempre circulando tanto pelo motor quanto pelo radiador. “Em
uma subida forte, com o máximo da capacidade, o motor trabalhará superaquecido
e quando estiver frio, vai demorar mais para aquecer, pois o líquido não vai circular
apenas dentro do motor”.
ü Acelerar ao ligar e ao desligar o motor
Certos motoristas pisam fundo no
acelerador ao estacionar o caminhão, elevando as rotações do motor antes de
desligar a ignição. A prática deriva também de caminhões antigos, da década de
1950, movidos a gasolina e com carburador. Por esse motivo, uma acelerada antes
de desligar ajudava a encher a cuba de gasolina do carburador, responsável por
dar partida no motor. Outros ainda acreditam que esse hábito otimiza a
lubrificação do motor, acelerando logo após dar a partida.
Na verdade, acontece o contrário.
Com os caminhões novos, a prática além de desperdiçar diesel, prejudica
turbinas e o próprio motor. O motivo é justamente a lubrificação. “Quando o
motorista liga o motor acelerado, existe um tempo para que a bomba de óleo
lubrifique a parte mais alta do motor. Nesses casos, o motor vai girar sem a
lubrificação adequada. O mesmo vale para as turbinas, que param de funcionar de
maneira inercial. Ao acelerar e desligar o motor, a turbina seguirá girando até
parar, e sem estar lubrificada”.
ü Não usar aditivo radiador
A não necessidade de adicionar
líquido aditivo à água do radiador é mais uma lenda que corre as estradas.
Muitos desconhecem, mas esse líquido tem capacidade de transformar as
propriedades da água. Basicamente, amplia os intervalos entre fervura e
congelamento do líquido, evitando que superaqueça no verão ou corra o risco de
congelar em invernos rigorosos. “Outra importância são as propriedades
anticorrosivas dos aditivos. Eles protegem a parte interna do motor de corrosão
e ferrugem”.
ü Utilidade do freio motor
Há motoristas de caminhão e
carros de passeios que questionam a necessidade do freio motor. “Alguns
acreditam que ele danifica os coletores do escapamento, superaquece o motor,
causa problemas para sugar o óleo do cárter por causa da pressão em demasia,
enfim, uma infinidade de justificativas erradas”.
Além de manter o caminhão com
maior segurança na pista, principalmente nos declives acentuados e longos, o
freio motor evita o desgaste das lonas e tambores do freio de serviço, que
podem aquecer e até parar de funcionar. “Alguns acham que aumenta o consumo de
combustível, mas acontece o contrário, na verdade quando o freio motor é
acionado, a injeção de combustível é cortada totalmente, o motor trabalha sem
queima”.
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